Economia Circular e Indústria do Plástico: dois elementos que se complementam em prol do meio ambiente!
Entenda como funciona e todos os benefícios que esta parceria proporciona para o seu negócio e para o planeta.
Uma nova maneira de produzir e consumir está em destaque no mercado, trata-se da economia circular, que vem moldando um novo modelo econômico em que nada é descartado e todos os elementos utilizados na cadeia produtiva são reaproveitados na fabricação de novos produtos, reduzindo a extração de matérias-primas da natureza.
Este modelo de negócio já possui um papel fundamental no mercado, pois muitas empresas começaram a perceber que, ao invés de serem consideradas “vilãs” do meio ambiente, como é o caso do plástico, que quando descartado de maneira incorreta pode afetar muito a natureza, podem ser vistas como heróis. O papel da economia circular é fazer isso, e a indústria do plástico possui uma participação crucial nisso.
Entenda no artigo como a união da economia circular e indústria do plástico se complementam em prol do meio ambiente!
Como funciona a economia circular?
Criada visando nos fazer repensar a maneira que consumimos diferentes produtos, a economia circular nasceu para incentivar todas as pessoas a analisar o ciclo que os materiais fazem, reduzindo ao máximo os possíveis danos ao meio ambiente e para aproveitar ao máximo as matérias-primas na produção.
Essa estratégia beneficia as empresas, que são incentivadas a reaproveitar seus produtos e economizar em matéria-prima, e também o meio ambiente, com menos materiais prejudiciais que demoram anos para se decompor sendo descartados de maneira incorreta, assim como o plástico era antigamente.
Economia Circular e Industria do plástico — quais os benefícios para o meio ambiente?
Quando pensamos em economia circular, a indústria do plástico é uma grande parceira, beneficiando o meio ambiente em cada processo. Por ser flexível, durável e resistente, o plástico é um material indispensável na grande maioria dos produtos modernos, e a economia circular faz com que este material seja reaproveitado, não prejudicando a natureza.
Isso garante que possamos continuar nos beneficiando das qualidades únicas do plástico sem criar resíduos em excesso para o meio ambiente ou à vida selvagem, exercendo um cuidado importante com o planeta, e todo o plástico utilizado é gerenciado de forma responsável durante todo o seu círculo de vida.
Benefícios da economia circular na indústria do plástico
Um erro comum de muitas empresas é pensar que ao aderir à economia circular os produtos terão uma qualidade inferior, sendo comprometida. Mas, na verdade, o uso das resinas recicláveis só acrescenta benefícios, tanto que é utilizado por grandes empresas do mundo todo, como a Coca-Cola, Ambev, L’Oreal, Natura e muitas outras.
Ao adicionar novas características ao plástico ou repor as propriedades perdidas durante o uso, assim como a Termocolor faz, você garante inúmeros benefícios, como:
- Demonstra a preocupação da sua empresa e aumenta o valor social dela;
- Repõe as qualidades perdidas do plástico durante o uso;
- Economiza os gastos com matéria-prima;
- Os aditivos colaboram para valorizar as resinas recicláveis;
- Evita o descarte incorreto do plástico que demora 400 anos para se decompor na natureza;
- Evita que toneladas de resíduos plásticos sejam descartados no meio ambiente;
- E muito mais.
Com tantos benefícios e um papel fundamental, aderir à economia circular é fundamental. Quer saber como implementar este tipo de serviço em suas operações? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais: https://www.termocolor.com.br/#contato