Os impactos da Economia Circular na indústria do plástico
Entenda os benefícios de aderir a esse sistema e de reaproveitar materiais importantes para a sociedade sem perder a qualidade do produto.
Uma das maiores belezas da natureza é o fato de estar sempre se reaproveitando, desde o início até o fim da vida, nenhum elemento, seja ele animal ou vegetal, é desperdiçado na cadeia alimentar, todos são metabolizados de forma dependente para poderem ser reutilizados.
Com essa mesma premissa, a economia circular tem o objetivo de fazer com que os produtos sejam reutilizados continuamente, retornando ao início da cadeia produtiva. Tudo o que retiramos da natureza de maneira ilimitada pode causar um desequilíbrio ambiental, além do excesso de resíduos descartados diretamente no planeta, poluindo o ar, à terra e a água, afetando a saúde pública e o meio ambiente, por isso, cada vez mais, a economia circular se mostra fundamental em nossa vida.
O que é economia circular?
Criada para fazer com que repensemos a maneira que produzimos e consumimos diferentes produtos, a economia circular é um sistema adotado para incentivar práticas que ajudem a analisar o ciclo que os materiais consumidos fazem, de maneira a reduzir os danos ao meio ambiente e conseguir o máximo de proveito na produção.
O seu principal objetivo é fugir do tradicional “extrair, produzir e descartar”. Imagine o seguinte modelo: a matéria-prima é retirada da natureza, passa por um processo de design, é feita a fabricação do produto, que é distribuído, consumido, descartado, coletado pelos sistemas de limpeza, destinado à reciclagem, são retirados os resíduos, e o material retorna para a indústria em um novo modelo de produção, sendo reaproveitado, descartando a ideia de economia linear, onde há o descarte completo do material.
Quando falamos de um material que pode ser reprocessado diversas vezes, como é o caso do plástico, por exemplo, a economia circular se mostra ainda mais eficiente, sendo uma excelente aliada econômica para as empresas e uma prática essencial de sustentabilidade, preservando o nosso meio ambiente.
Quais os impactos para a indústria do plástico?
Visto muitas vezes como um inimigo ambiental, principalmente pelo antigo histórico de descarte incorreto, a indústria do plástico precisou se reinventar de várias maneiras, mesmo sabendo da importância deste material indispensável em nossa vida e na sociedade que vivemos.
Segundo a empresa United Nations Industrial Development Organization (UNIDO), para uma produção mais limpa de plástico, com riscos reduzidos aos seres humanos e para o meio ambiente, passa diretamente pela preservação ambiental integrada aos processos produtos e serviços, o que significa que as empresas precisam implantar sistemas de mudanças.
Com isso, se readaptar foi preciso, e com a economia circular e o reaproveitamento do plástico, ficou evidente a grande quantidade de empregos que o material possui, principalmente devido a sua versatilidade, podendo ser utilizado em diferentes setores, como na construção civil, por exemplo, sendo um concreto estrutural, oferecendo mais leveza, flexibilidade e resistência a obra.
Benefícios para a indústria do plástico
Com a economia circular, diversos benefícios foram apresentados a indústria do plástico que teve sua reputação manchada durante anos devido ao descarte incorreto do material que pode demorar até 400 anos para se desfazer na natureza.
Entre os principais, podemos falar sobre as toneladas de resíduos plásticos que são retiradas do meio ambiente todos os anos, inserindo o material novamente na cadeia produtiva para gerar novos produtos.
Os produtos feitos a partir da economia circular não têm a qualidade inferior e nem comprometida, ao contrário do que muitos pensam. O crescente uso de resinas recicladas nas embalagens e nos produtos de algumas das maiores empresas do mundo: Coca-Cola, Ambev, L’Oreal, Natura e muitas outras só demonstra como essa percepção é errônea.
Quando agregamos novas características aos plásticos ou repomos as propriedades perdidas durante o uso, assim como faz a Termocolor, podemos perceber que os aditivos podem contribuir de maneira decisiva para valorizar resinas recicladas, e consequentemente estimular a reciclagem.
Assim, você verá que a única coisa que irá mudar reutilizando o plástico não é a qualidade dele e sim a maneira como a sua empresa é vista pela sociedade por incentivar práticas ecológicas corretas e por se preocupar com o meio ambiente.
Quer saber mais sobre os serviços da Termocolor e como aderir à economia circular em suas operações? Acesse: https://www.termocolor.com.br/#contato