Como os aditivos podem adicionar qualidade e valor às resinas recicladas?
Entenda como funciona a resina reciclada e os benefícios dos aditivos para o seu uso e durabilidade.
A reciclagem de produtos é um processo cada vez mais fundamental para a sociedade e para o meio ambiente. Entre esses materiais, temos as resinas termoplásticas, são polímeros artificiais, que quando são expostos à determinada temperatura apresentam boa viscosidade, facilitando para serem moldadas e transformadas para uso complementar em novos produtos, fazendo deste material uma grande alternativa em sustentabilidade.
As resinas mais transformadas no mercado são as de Polietileno (PE), Polipropileno (PP) e Polietileno tereftalato (PET) e, embora algumas pessoas pensem que um produto reciclado perde a qualidade, isso está completamente errado. Esses materiais podem se transformar em produtos novos com qualidade igual ou superior de um não reciclável e, em muitos casos, é possível adicionar qualidade e valor a essas resinas recicladas com o uso de aditivos.
Onde são utilizadas resinas recicladas?
Com baixo custo de produção e de fácil manipulação, as resinas recicladas podem ser utilizadas para as mais amplas finalidades no mercado, principalmente para a produção de embalagens, desde a área farmacêutica até a de alimentação, e também nos segmentos eletrônicos, indústria automobilística e na construção civil.
Por possuir um excelente custo-benefício, ser um material atóxico, de alta qualidade e ecologicamente responsável, também é comum encontrar as resinas recicladas sendo utilizadas em cabos, tubos de PVC, garrafas e diversos outros produtos presentes em nosso dia a dia.
Aditivos para melhorar a qualidade das resinas recicladas
Com tantos benefícios, a resina reciclada possui um papel fundamental na sociedade, e acredite, é possível melhorar ainda mais as propriedades deste produto para diferentes finalidades, assim como faz a Termocolor, com uso de aditivos especiais que podem ser incorporados nos concentrados de masterbatches, compostos, resinas tingidas ou serem granulados separadamente para uma aplicação mais versátil.
Esses aditivos usados servem para melhorar ainda mais a usabilidade e conservação do produto final, acrescentando características únicas, como:
- Anti UV, um estabilizante à luz;
- Dessecante, para absorver umidade;
- Retardar chamas, modificando o comportamento do fogo em diferentes misturas poliméricas;
- Deslizante, cria uma película superficial para diminuir atrito;
- Antiestático, evita o acúmulo de poeira na peça;
- Antioxidante, protege o polímero contra a degradação termo-oxidativa;
- Agente de purga, auxilia na limpeza de máquinas;
- Agente expansor, diminui o peso da peça, auxilia o isolamento térmico e acústico;
- Antifibrilante, auxilia na estabilização do processo produtivo de ráfias
- E muito mais.
Como utilizar os aditivos para dar valor a resina reciclável?
Com um amplo mercado de atuação, um dos que a resina reciclada faz mais sucesso é no de construção civil e móveis de plásticos, com diferentes maneiras de ser utilizada, principalmente quando falamos em itens de decoração, espelhos, caixas de luz, itens de jardim, e muito mais.
Em determinadas situações, quando o uso do masterbatch pode ser limitado, por qualquer fator, empresas como a Termocolor, que possuem ampla experiência de mercado, pode oferecer o produto tingido e, se for o caso, aditivado conforme os requisitos e desenhos do cliente, dando mais valor ao material, e feita sob medida para cada aplicação.
Além disso, os produtos ganham ainda mais durabilidade e tempo de vida útil, e quando for descartado, ao invés de se fragmentar, suas características são reforçadas para serem reutilizadas, preservando o meio ambiente.
Ficou interessado em saber mais? Entre em contato com a nossa equipe: https://www.termocolor.com.br/#contato