Psicologia das cores e o uso do marketing
Entenda como as cores impactam as reações humanas e como usar isso para melhorar as vendas do seu negócio.
A mente humana é programada para consumir, processar e diferir toda e qualquer informação visual de maneira rápida, isso inclui a maneira que enxergamos determinadas marcas e produtos que vamos ou não consumir, impactando diretamente a nossa decisão de compra.
Entender como essa psicologia das cores funciona na mente humana é fundamental para aplicar no seu negócio e ter melhores resultados, auxiliando o seu marketing e ampliando a eficácia e satisfação dos clientes com relação aos seus serviços, mas como fazer isso?
O que é psicologia das cores?
Existem diversos estudos e análises sobre a influência das cores na percepção humana, um grande exemplo disso é o renomado cientista Isaac Newton, que fez a descoberta de vários tons após experimentar faz a passagem de luz branca por um prisma, assim como o cientista e escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, que publicou a “Teoria das Cores” em 1810, onde defendia que as cores provocam efeitos sensoriais diferentes em cada pessoa.
Com tanto tempo de pesquisas e estudos sobre o impacto das cores no ser humano, muitos acadêmicos, artistas e pesquisadores refletem sobre o assunto e, naturalmente, percebem como o significado de cada cor é mais complexo do que imaginamos.
A única certeza que podemos ter é que as cores funcionam como estímulo nas pessoas, estimulando padrões comportamentais em relação a cada uma, por exemplo: o amarelo é uma cor alegre e estimulante, principalmente nos tons mais vibrantes. O laranja costuma transmitir entusiasmo, criatividade e jovialidade.
A cor vermelha é intensa, mais energética, que pode ser associado ao romantismo e a paixão. Azul transmite mais credibilidade, principalmente em materiais corporativos. Já o verde é tranquilidade, renovação e saúde.
Cores e marketing, qual a relação?
O principal objetivo do marketing é a persuasão de pessoas para a promoção de determinado produto ou marca, e a psicologia das cores possuem papel fundamental nisso, tornando esse aspecto psicológico parte crucial de uma venda, afetando diretamente a conversão de um cliente.
Em pesquisa, 92,6% das pessoas afirmam que o aspecto visual, que inclui a cor, design e forma de um produto é o fator de influência que mais afeta a decisão de compra, vencendo gosto, cheiro ou outros sentidos.
As cores podem gerar confiança e te ajudar a vender mais, um grande exemplo disso é quando falamos de produtos físicos, gerar a atração no cliente para entrar na sua loja e comprar é um grande diferencial e, para isso, é preciso uma estratégia, e existem algumas bem simples que você pode apostar:
- Utilize tons vermelhos para anúncios e promoções importantes;
- Utilize tons de azul-escuro ou verde para falar das vantagens dos seus produtos;
- Use tons mais claros de azul para falar com clientes fixos;
- Laranja ou azul são ótimos para mostrar novidades e novos produtos;
- Para chamar a atenção, tons em amarelo ajudam muito.
Tenha a cor exata para os seus produtos
A importância das psicologia das cores impacta diretamente os resultados de um negócio, para oferecer aquilo que o seu público alvo procura e para ter melhores resultados, investir no tom certo é um grande diferencial do mercado, e entendo a importância disso, a Termocolor disponibiliza os tons certos para a sua necessidade.
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