Proteção contra incêndios, entenda a importância dos retardantes de chamas
Adição de retardantes de chamas é a nova necessidade no avanço das normas contra incêndios que requerem proteção mais elevada
Os incêndios são grandes responsáveis por diversos danos a propriedades e equipamentos, tendo como principais causas o excesso de cargas utilizadas em múltiplas conexões, curto-circuito em instalações defeituosas, mau contato em conexões imperfeitas, a ausência ou o dimensionamento incorreto de fusíveis e disjuntores, além do superaquecimento de aparelhos deixados em funcionamento.
Com números verdadeiramente preocupantes sobre a quantidade de incêndios, adotar medidas de segurança, como a adesão de produtos que contenham retardantes de chamas, é a nova necessidade no avanço das normas contra incêndios.
O que são os produtos retardantes de chamas?
Criados para retardar ou até mesmo eliminar a propagação de chamas, os retardantes de chamas são substâncias químicas utilizadas em móveis, plásticos, tecidos, televisões, celulares, computadores, revestimentos e diversos outros produtos.
Entre os mais de 175 produtos químicos que podem ser classificados como retardantes de chamas, podemos dividi-los em quatro grupos:
- Inorgânicos: hidróxidos de alumínio, antimônio e estanho.
- Orgânicos halogenados: clorados e bromados.
- Organofosforados.
- À base de nitrogênio.
Como agem os produtos retardantes de chamas?
Muitos produtos do nosso cotidiano já contam com aditivos retardantes de chamas, assim como os disponibilizados pela Termocolor, cujo objetivo é proteger e garantir a nossa segurança, pois eles atuam diretamente na diminuição das chamas, salvando vidas e evitando a perda de propriedades.
Esses produtos são substâncias químicas conhecidas como aditivos, que tem como característica a resistência à combustão, por isso, eles conseguem retardar a ignição, diminuir a velocidade de queima dos produtos e minimizar a emissão de fumaça dos materiais que são incorporados, como tintas, plásticos e diversos outros.
Ao aplicar esses aditivos nos produtos, eles têm a sua inflamabilidade reduzida, tornando a propagação de chamas mais lentas, dando mais tempo para que as pessoas consigam sair do local e controlar as chamas.
Por que é necessário contar com produtos retardantes de chamas?
Construções, espaços públicos, residências, móveis, estofados, cortinas, colchões e até mesmo os transportes mais modernos são confortáveis devido aos materiais que utilizam, mas, infelizmente, também são altamente inflamáveis, como é o caso de espumas e plásticos.
Com tantos produtos inflamáveis, em caso de incêndios as pessoas têm poucos minutos para fugir das chamas, por isso, adotar qualquer medida que aumente esse tempo e iniba a propagação das chamas é crucial para a segurança de todas as vidas presentes no local.
Além disso, os retardantes de chamas fazem com que os produtos exalem menos fumaça, principal motivo de óbitos em incêndios, já que quando inalada pode causar sérios problemas para a saúde das pessoas.
Com a norma NBR 15575, conhecida como “Norma do Desempenho”, o setor de Construção Civil recebeu alguns critérios que devem ser desempenhados em edificações para garantir a segurança do local e proteger as pessoas em caso de incêndios. Ela também determina a definição de rotas de fugas, equipamentos de extinção, facilidade de acesso dos bombeiros e muito mais.
Como adquirir os melhores produtos com retardantes de chamas?
Contar com soluções de qualidade no projeto é um determinante fundamental para o sucesso do empreendimento, e isso inclui medidas de segurança contra incêndios. O uso de aditivos em produtos do cotidiano para agir como retardante de chama é crucial, por isso, é preciso contar com uma empresa que consiga oferecer expertise para os mais variados segmentos do mercado, como é o caso da Termocolor.
Desde 1994 no mercado, você encontra proteção contra chamas desde a tinta ao plástico utilizado em todas as suas operações. Quer entender melhor? Entre em contato com a nossa equipe: https://www.termocolor.com.br/#contato