Aditivos podem ajudar a proteger nossa saúde
Aditivos com ação antimicrobiana e antiviral impedem a presença e a disseminação de microrganismos em produtos feitos com plásticos.
Inegavelmente, a vida moderna trouxe novidades bastante úteis: tecnologias que realizam sozinhas as tarefas repetitivas, possibilidade de rápido acesso às informações, comunicação quase imediata com pessoas de qualquer parte do mundo, disponibilidade instantânea dos mais diversos produtos e serviços, entre outras.
Mas, aglomerando os seres humanos em centros urbanos cada dia mais populosos, nos quais é necessário o contato cotidiano pessoas, muitas vezes desconhecidas, e com objetos dos quais muitas sequer sabemos a exata procedência, ela também favorece a proliferação de microrganismos patogênicos: muitos deles, nocivos a nossa saúde.
Essa possibilidade materializou-se em tons dramáticos com a rápida proliferação do coronavírus, e da expansão da Covid-19 como uma pandemia com escala global.
Felizmente, há um contínuo e intenso esforço de desenvolvimento de soluções que minimizem esses riscos de contaminação. Entre os resultados desse empenho, estão os aditivos antimicrobianos e antivirais, que eliminam ou inibem a proliferação dos mais diversos microrganismos, como vírus, bactérias e fungos.
Bom para todos
Para que os aditivos capazes de combater os microrganismos desempenhem importante tarefa, basta adicioná-los às formulações das matérias-primas dos produtos feitos com resina.
Feito isso, eles conseguem evitar a contaminação por microrganismos em uma gama muito ampla e diversificada de produtos: embalagens, tecidos, perfis, móveis, revestimentos, materiais de decoração e construção, entre outros. A proteção é conferida não apenas durante o uso do produto: mantém-se inclusive nas etapas de fabricação, distribuição e descarte. E livrando-o dos microrganismos, eles também preservam por mais tempo o produto; ou, no caso de uma embalagem, daquilo que ela estiver embalando.
E os produtos nos quais há esses aditivos, ao mesmo tempo em que protegem os consumidores, abrem a seus fabricantes a possibilidade de um diferencial mercadológico bastante interessante, especialmente nos dias de hoje, quando a questão sanitária ganhou enorme relevância: o anúncio da entrega de produtos seguros, feitos por uma empresa preocupada com a saúde de seu público.
Além disso, os aditivos que combatem microrganismos podem eliminar também bactérias que, embora não afetem nossa saúde, danificam ou prejudicam os produtos na forma de manchas e de odores desagradáveis.
Novo aditivo antiviral e antimicrobiano Termocolor
Em compostos e masterbatches, a Termocolor criou um novo aditivo que leva mais proteção aos materiais. Agindo como um revestimento antiviral e antibacteriano, o produto utiliza uma tecnologia moderna, à base de nanopartículas de prata, que inibe o crescimento e a persistência de vírus (envelopados e não envelopados) e bactérias onde for aplicada.
O produto não transfere para superfície da peça e é adequado para extrusão, injeção, sopro e outros processos de aplicação.
Mais informações sobre eles, e sobre outros produtos de nosso portfólio, você encontra em nosso site.