O uso de aditivos na transformação do plástico
Saiba o que são, os benefícios e como eles melhoram as qualidades do plástico.
O plástico é um material muito versátil, que pode ser obtido por diversas fontes diferentes, mas nem sempre ele vem do fabricante com as características ideais. Para isso, o uso de aditivos para conferir características necessárias para as aplicações.
Entretanto, em um mercado tão competitivo e que exige tantas transformações, para a indústria do plástico é necessário escolher corretamente essas mudanças. Dessa forma, escolher corretamente os compostos e aditivos durante o processamento de termoplástico é fundamental para garantir a qualidade dos produtos.
O que são aditivos?
Quando falamos em aditivos, nos referimos a uma variedade de substâncias químicas, adicionadas a um polímero, geralmente em quantidades pequenas. Assim, é possível provocar mudanças na síntese, no processamento, em alguma propriedade ou na aparência do plástico.
Dessa forma, os aditivos têm como principal finalidade alterar as características do plástico, seja para melhor ou para pior. Entretanto, o desenvolvimento de um material polimérico novo demanda alto investimento financeiro, assim, o uso de materiais já existentes e disponíveis no mercado se torna prioridade.
Como os aditivos são usados nos plásticos?
Para fazer o uso dessa química nos produtos plásticos, os aditivos são implementados já no processo de fabricação e cura dos produtos. Dessa forma, eles conseguem ser absorvidos e compor toda a estrutura do material.
Além de conferir inúmeros benefícios à estrutura do plástico, muitos desses aditivos também contém apelo estético, pois melhoram o acabamento do material.
Benefícios dos aditivos para plástico
Com o aumento da demanda de aditivos para plásticos, a sua necessidade tem se mostrado cada vez mais complexa e cheia de benefícios. Sendo assim, é possível notar as mudanças que esse químico oferece, entre as principais temos:
- Aumenta a segurança;
- Maior durabilidade do material;
- Permite que o material se expanda;
- Mais resistência;
- Ajuda a controlar o fogo em casos de incêndio;
- E muito mais.
Como eles aumentam a qualidade dos plásticos?
Existem diferentes tipos de aditivos que contribuem para melhorar a qualidade do plástico, cada uma com suas funções específicas. Entre elas, podemos destacar os plastificantes, lubrificantes, agentes antiestéticos, agentes de expansão, modificadores de impactos e os pigmentos e corantes, cada um com uma finalidade específica.
Por exemplo, os plastificantes reduzem a viscosidade e aumentam a mobilidade, melhorando o processamento e a flexibilidade do plástico. Já os retardantes de chama ajudam a inibir ou eliminar a propagação de fogo, indicados para ocasiões que o plástico será exposto a altas temperaturas e a correntes elétricas.
Entretanto, para garantir a qualidade e eficiência dos aditivos, é necessário escolher bem os fabricantes e fornecedores. Sempre observando se as novas tecnologias estão sendo aplicadas e se todas as medidas de cuidados ambientais.
Os melhores aditivos para plástico do mercado
Se você está em busca de cores e propriedades para os seus produtos plásticos, saiba que na Termocolor você encontra uma história de inovação e sucesso. Aqui, contamos com uma equipe inteligente e dedicada a entregar sempre o melhor para o seu negócio.
Com expertise nos mais variados segmentos, disponibilizamos soluções em aditivos, resinas tingidas, colormatch e masterbatches, trazendo as principais inovações do mercado para você.
Conheça mais sobre a nossa história e o nosso amplo portfólio, clique aqui e saiba mais.